domingo, 15 de dezembro de 2013

O REPOUSO DO GUERREIRO - Christiane Rochefort (A submissão e a mórbida paixão de Geneviève)

"Bem, afinal de contas, nada feito. Mudei de opinião. Era para rir - imediatamente, tê-lo-ia reconduzido para casa. A cem quilômetros por hora, a cem quilômetros. . . Mas ele queria, era ele quem queria. O poder legal que ele me conferira era de seu uso exclusivo, como uma espécie de muleta para ajudá-lo a ir para onde quisesse, como um policial para fazer medo; nomeou um policial para si, deu-lhe ordens, e agora faz medo a si mesmo com seu policial e lhe obedece. Necessita desse mecanismo, não sou mais que um instrumento, represento o papel que ele me distribuiu. É ele quem faz tudo, não eu. Não faço nada, não fiz nada, não sou eu, não sou eu, juro." (Christiane Rochefort: O repouso do guerreiro. 1958, p. 248. Trad. Barreto Borges. Ed. Abril cultural)
 
 
O repouso do Guerreiro foi filmado, em 1962, por Roger Vadim.
 A personagem central, Geneviève, foi interpretada por Brigitte Bardot. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário